Estratégias de ensino e de avaliação

Conceito de Estratégia

Considerando as Metas de Aprendizagem como um instrumento de gestão curricular de apoio ao trabalho dos professores, ao explicitar com clareza os resultados da aprendizagem que os alunos devem demonstrar no final de um percurso curricular, é igualmente importante apoiar os professores a traçar esse percurso, a monitorizá-lo e a verificar os resultados alcançados, ou seja, a programar estratégias de ensino e de avaliação. Adaptamos, por isso, aqui, o conceito de estratégia de ensino tal como é definido por Roldão:

“A estratégia enquanto concepção global de uma acção, organizada com vista à sua eficácia (…):  o elemento definidor da estratégia de ensino é o seu grau de concepção intencional e orientadora de um conjunto organizado de acções para a melhor consecução de uma determinada aprendizagem.”

Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor, p. 57. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Características das Estratégias

Assim, as equipas das áreas ou disciplinas apresentam alguns exemplos estruturados de estratégias de ensino, isto é, exemplos de percursos organizados de sequências de actividades/tarefas que contribuem adequadamente para a aprendizagem visada numa determinada meta ou metas (com indicação de recursos e de formas sociais de trabalho), que visam levar os alunos a aprender e utilizar, de forma eficaz, os conteúdos curriculares respectivos.

Igualmente importante é a inclusão nas estratégias de actividades e instrumentos que permitirão visibilizar que os alunos dominam as aprendizagens que são parte do percurso necessário à consecução da(s) meta(s) definida(s). São apresentados exemplos de estratégias de avaliação, articuladas com as sequências de actividades enunciadas numa estratégia. As estratégias de avaliação, na sua dimensão formativa e sumativa visam, por um lado, apoiar os alunos no processo de aprendizagem e, por outro lado, verificar se os resultados foram alcançados, de que modo (indicadores) e com que qualidade (critérios); neste campo exemplificam-se técnicas e/ou instrumentos utilizáveis e adequados à verificação da aprendizagem em causa, dependendo da sua natureza, da meta visada e da estratégia que foi utilizada.

Construção das Estratégias

As estratégias podem ser de diversa natureza e tipologia, não tendo de se subordinar a uma abordagem didáctica única, a não ser aquela que o currículo oficial determina, se for o caso. Por outro lado, deverá ter-se presente que com uma estratégia não se alcança nem se esgota a consecução total da meta em causa – trata-se de exemplificar tipos de procedimentos didácticos que se adequam à consecução da meta pretendida.

Como é evidente, existe a possibilidade de organizar um percurso de aprendizagem com o propósito de contribuir para mais do que uma meta ou, pelo contrário, assinalar percursos diferentes para alcançar a mesma meta. Na prática docente, cada meta requer, ao longo do processo de ensino, a construção de numerosas estratégias e a sua articulação e até reorientação de acordo com os contextos dos aprendentes e com vista à efectiva consecução da meta. Serão apresentadas exemplificações que se destinam apenas a apoiar a  análise e decisão autónomas  dos professores na organização do seu ensino.